NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades e os eventos do coletivo
Nome (opcional)  
Email  
 De #Manancial para #VaiSuldeMinas  
Data: 19/11/2010

Elo: Renan Moreira

Por três dias,  o SESC Poços tomou forma de escola; nos corredores, nas salas e cômodos variados, nos bebedouros e até na cantina. Lecionaram os alunos, e se re[educaram] os demais.

É dessa maneira lúdica que venho lhes apresentar o #Manancial - Festival Estudantil de Música Independente, que aconteceu neste último fim de semana em Poços de Caldas. Fruto de um trabalho conjunto entre o Coletivo Corrente Cultural e o SESC, que, desde outubro, realizam um estreitamento no diálogo com escolas da rede pública e privada, educadores e diretores, alunos e agentes culturais.

Realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro, com o objetivo de reunir jovens talentos da música autoral em uma mostra de shows, promovendo a interação entre alunos de diversas escolas, o Festival #Manancial foi um sucesso. O evento contou com a participação de 8 bandas compostas por alunos da 9ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio, divididas em dois dias de shows aclamados por um público de todas as idades. Além das apresentações musicais, os três dias de festival foram marcados pelos workshops gratuitos de elaboração técnica e linguagem dinâmica capaz de atrair desde leigos a experientes músicos e profissionais diversos.
Para assistir os shows a entrada foi mediante a 1Kg de alimento não perecível revertido para o Mesa Brasil, Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do SESC. Ao final do último dia, a contagem chegou aos quase 200 Kg de alimentos!

O #Manancial é um evento sem nenhum caráter competitivo e trouxe como ênfase nos shows uma mostra musical acessível a todos, privilegiando o trabalho autoral dos jovens músicos.

Além disso, o festival #Manancial foi apenas a primeira etapa do “2º Corrente Mostra”, conjunto de ações que reúne música e cultura. A segunda etapa  é - ainda neste ano - o festival #VaiSuldeMinas, que integrará apresentações musicais, workshops e debates em prol de uma cena local e regional mais produtiva, organizada e com identidade própria!

O festival #VaiSuldeMinas ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro e é um clamor aos artistas de nossa região para se organizarem, se profissionalizarem e almejarem resultados desafiadores a médio e longo prazo, sonharem alto com os pés nos chão, "pegando no tranco". Ao todo, serão 12 atrações musicais: 02 bandas estudantis selecionadas através do festival #Manancial, 06 bandas/artistas locais, e 04 bandas/artistas de fora que serão selecionados através do Toque no Brasil, site que promove a circulação de músicos por todo o território nacional.

As duas bandas do #Manancial selecionadas para participar do #VaiSuldeMinas, segundo critérios de avaliação que vão desde a organização e presença de palco à qualidade musical, priorizando o perfil do #VSM, foram: Elementos e Danateia Rock.

A todos os participantes, nossos parabéns! A grande virtude do festival é o aprendizado, a experiência trocada e o conhecimento que nunca ocupa espaço – como nós mesmos aprendemos com alguns dos jovens presentes.

Em dezembro, #VaiSuldeMinas com muito mais!

Para ver todas as fotos do festival Manancial CLIQUE AQUI

Fotos: Sandra Ribeiro