Sociedade civil pede direito de participação com Carta Aberta ao MinC

O PCult apoia a carta aberta ao MinC.

O Ministério da Cultura, nas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira (ao longo dos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva), produziu importantes e inovadores avanços na política cultural brasileira, abrangendo da cultura popular às novíssimas manifestações digitais.

No entanto, todas essas iniciativas têm sofrido retrocessos nos oito últimos meses, desde a posse da atual ministra Ana de Hollanda. Não só o posicionamento político parece se opor ao que havia sido conquistado – indo, por exemplo, em direção a um conservadorismo que age como se a internet fosse uma enigmática ameaça – mas também o diálogo tornou-se difícil, mais unilateral.

Desde 4 de setembro, circula uma Carta Aberta, em nome da sociedade civil brasileira, pedindo por uma solução imediata da crise no MinC (em meio a um histórico de desentendimentos, silêncios e demissões, recentemente foi anunciada a saída da Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural), bem como pela retomada dos projetos inclusivos e pioneiros iniciados pelas gestões passadas além de consultas públicas e diálogo constante entre Ministério, todas suas secretarias e os movimentos culturais. A Carta “País Rico é País com Cultura” é um manifesto assinado por cidadãos de todas as esferas – artistas, produtores, educadores, universitários e eleitores –  e já chega a marca de 630 assinaturas em apenas 48 horas.

A Carta está disponível no portal Mobiliza Cultura e pode ser assinada virtualmente com necessidade de confirmação via email.

Leia e assine: http://www.mobilizacultura.org/2011/09/04/pais-rico-e-pais-com-cultura/