Cobertura Manancial 2011 – parte 1/3


Foto: Sandra Ribeiro. A banda Nikka representou a Escola Estadual Polivalente.

Foto: Sandra Ribeiro. A banda Nikka representou a Escola Estadual Polivalente.

O Manancial teve início nessa sexta-feira, 07, no SESC Poços, com tarde de workshops e a primeira noite de shows das bandas estudantis inscritas no festival. Com organização do Coletivo Corrente Cultural e da Secretaria Municipal de Educação, as inscrições abrangeram dez escolas diferentes e um total de 19 inscritos, entre gêneros diversos como rock, rap, sertanejo e pagode. Com apoio do SESC Poços de Caldas, o Manancial tem o intuito de reunir e fomentar a produção cultural entre estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Com início as 15h00, o workshop “O que é o Corrente Cultural?” apresentou a proposta coletiva que já está no seu segundo ano de atuação em Poços de Caldas. Com foco nas formas de participação e estruturas de interação, o oficineiro Renato Gonçalves mostrou ao público as facetas do Coletivo, os acessos aos interessados em participar, o diálogo interno e a plataforma Google/Gmail de comunicação online. Também membro do Corrente Cultural, Diego Ávila, destacou a interação do Corrente Cultural com a cidade, entidades locais e com a rede de coletivos Circuito Fora do Eixo.

Às 17h00 foi a vez do Núcleo de Produção Audiovisual do Coletivo Corrente Cultural se apresentar. Sob posições e argumentações dos videomakers Emerson MartinsAllisson Vieira, o workshop “Aspectos Básicos da Produção Audiovisual” trouxe a tona a frente de cinema do Coletivo. O núcleo volta em 2011 como um braço da Comunicação que explora elementos documentais e já se encaminha para projetos novos e produções de cunho experimental. No papo, a conversa fluiu sobre as novas diretrizes, as capacitações, equipamentos, softwares de edição e o Clube de Cinema, frente produtora de audiovisual da rede Fora do Eixo.

A noite chegou e com ela a belíssima decoração do palco do Teatro do SESC. Equipe de som a postos, é dada a largada para a primeira noite de shows do festival Manancial.
Quatro bandas apresentaram suas músicas autorais, caucadas em estilos como Rap, Rock e MPB e representando suas instituições de ensino.

Os primeiros a subir no palco foi o duo Stérik (Escolas Estaduais David Campista e Francisco Escobar), seguido pela galera da Darkside (Escola Padrão), o rapper Ramon Alex (Escola Estadual David Campista) e, fechando a sexta-feira, a banda Nikka (Escola Estadual Polivalente). Participações de peso de grupos de hip hop da cidade, como Luafri do Uclanos e Dough do Elementos, marcaram presença no palco como convidados das bandas Darkside e Ramon Alex. O Elementos volta ao palco nesse sábado para apresentar os novos sucessos. O grupo de rap foi destaque da edição 2010 do Manancial ao lado da banda Danateia Rock.

Sábado tem mais festival Manancial no SESC Poços de Caldas, com workshops à tarde e a segunda noite de shows a partir das 19h00. A participação no período da tarde é gratuita e a entrada para os shows é mediante 1 Kg de alimento não perecível, revertido para o programa Mesa Brasil, do SESC.

Confira as fotos do primeiro dia do festival.

Clique aqui para ver as fotos em nosso álbum do Picasa.

Clique aqui para ver a programação completa do festival Manancial.