Cobertura #VSM – 3º Ato: Shows [sábado.11]


Foto: Leo Zaneti

Foto: Leo Zaneti

Poços de Caldas, 11 de dezembro de 2010

Querido Papai Noel,

Antes de fazer os pedidos para 2011, preciso agradecer todos os pedidos que o senhor realizou para mim neste ano. Mesmo com 25 anos, eu mandei uma cartinha e acreditei na possibilidade do senhor ler e atender todos os meus anseios e foi isso que aconteceu nos dias 11 e 12 de dezembro, na Praça do Museu, cidade de Poços de Caldas.

Papai Noel, obrigada por uma cena independente mais fortalecida, que reuniu diversos setores como: a sociedade civil organizada, o setor público e o setor privado; obrigada pela participação de pessoas motivadas e artistas independentes da cidade e de outros lugares do país mostrando as músicas próprias; obrigada pelo sentimento de um trabalho realmente coletivo no qual as pessoas envolvidas se preocupam umas com as outras e não apenas com a produção e os resultados. E obrigada pelas pessoas envolvidas no festival #VaiSuldeMinas, promovido pelo Coletivo Corrente Cultural e SESC Poços de Caldas em parceria com o Natal Encantado da Prefeitura de Poços de Caldas.

Elementos

O senhor pode crer que o primeiro grupo que se apresentou no festival foi de Hip Hop. Moradores da cidade de Poços de Caldas, os caras mandam muito bem, o nome do grupo é Elementos. Os quatro integrantes interagem no palco a medida que as críticas das rimas vão ganhando espaço dentro do contexto social e da cabeça das pessoas.
O grupo foi classificado no festival estudantil #Manancial, ganharam o palco de abertura do #VaiSuldeMinas e mostrou que a falta de espaço tira vozes importantes da sociedade. O talento do grupo em disseminar mensagens, por meio da presença de palco, dinâmica de vozes e, principalmente, das letras das músicas – como “Eu sou pessoa” –, mexeu com a reflexão dos presentes no evento.

Tokinho & Poesia Concertante

Logo depois da apresentação de hip hop, Papai Noel, aparecem no palco um baixo acústico, uma flauta transversal junto com um violão acústico e um teclado, muitos já sabiam era outro grupo da cidade de Poços de Caldas: “Vem aí Tokinho & Poesia Concertante”. Um festival, digamos, eclético! Na proposta dessa segunda atração, o público deveria ser outro, mas as pessoas permaneceram na praça do Museu, justamente para entender essa mistura de instrumentos clássicos com a MPB.
A melodia do som de Tokinho & Poesia Concertante deu um clima leve para o fim da tarde do sábado no #VaiSuldeMinas. A formação não convencional e as roupas de gala – parece que eles são realmente de uma orquestra – complementavam o estilo harmônico do grupo.

Fim de tarde não é fim de festival e eu fiquei mais impressionada quando percebi que tudo estava sendo transmitido pelo Twitter do coletivo Corrente Cultural @cccultural e pela webradio Fora do Eixo, ou seja, transmissão nacional de graça, Papai Noel! Nunca tinha visto isso! Um tanto de gente fotografando e filmando os artistas para divulgar o trabalho deles para as pessoas que estavam em casa.

Macaxeira

Mas mal deu tempo de perguntar como que funcionava esse lance de transmissão ao vivo e entrou uma banda no palco que vinha da cidade de São Paulo, a Macaxeira. Os sete integrantes propagaram energia por meio de diversos instrumentos, principalmente pelos de percussão, apresentando o estilo do rock misturado às raízes brasileiras, o maracatu.
A porrada que o som propaga, as pessoas na praça sentiram no peito durante toda a apresentação e, principalmente, quando um grupo de maracatu, de aproximadamente 10 pessoas, fez uma interferência no meio do público, bem em frente ao palco, com danças e batuques típicos. Um convite à inclusão da plateia na cultura brasileira de raíz.

Vandaluz 

Até de Pato de Minas, Minas Gerais, não é, Papai Noel? Os caras são doidos, o nome desses artistas que querem calcular a velocidade da luz é Vandaluz, já passaram pela cidade de Poços de Caldas uma vez e todo mundo esperava pelo bis.  E eles começaram o show deles arrasando.  O vocalista entrou com uma roupa que parecia de uma galinha. O projetor que eles levaram passava algumas imagens marcantes e alguns pedaços de documentários sempre estimulando a sensibilidade e a reflexão.
O ponto alto do show, em minha opinião, foi a música “Proibido”, que faz um questionamento sobre o que é proibido e permitido nessa sociedade bastante hipócrita.

Aniska!

Daí que sobe ao palco a banda mais… mais… mais MAIS de Poços de Caldas. Os caras da Aniska! representaram Poços em mais um show enérgico! Me impressiona a sagacidade e animação dessa banda que leva um som produzido a base de Rock, Ska, Pop e Funk, e tem no naipe de metais entrosadíssimo, a diferença. Mesmo sem a participação do vocalista (Papai Noel, perdoa ele, vai!), a banda levantou o público que já estava mais que contagiado por toda aquela música! Na voz e baixo, Matheus Siqueira assinou o show da Aniska!, uma apresentação simplesmente eufórica e contagiante! Uma dose forte, licorosa, da arte sulmineira!

Fungos Funk Freak Family

A última banda do festival #VaiSuldeMinas foi a sensação da noite e se o senhor sabe, agora temos aqui na terra o movimento GLBTS ou LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e afins), de qualquer forma, ele defende as causas de quem não tem uma opção sexual convencional. E o Fungos Funk Freak Family fez uma música que deveria arrasar nas discotecas de todo o Brasil “Meu amigo Bicha”, porque todo mundo tem um ou quer se passar por um algum dia. A banda fez um funk verdadeiro [como Noel gusta], num mix de Rock, R&B, Soul e pitadas de grunge. Sabe aquela coisa de wah, slaps, distorção e muito peso, né? Pois então. A familia mais esquisita do funk embolorado fechou o sábado de shows do #VaiSuldeMinas, com muito gás! E além da boa música, eles também pisam forte na autenticidade: vai um EP Fungos Funk vinil 7 polegadas dos caras aí, meu bom velhinho?
Bom, o primeiro dia de shows do #VaiSuldeMinas foi assim!

A galera do Corrente Cultural já está preparando um material quentinho sobre os shows do domingo. Logo mais, outras novidades sobre a Cobertura #VSM aqui no site do coletivo!

Confira as fotos do primeiro dia do #VSM: http://ht.ly/3s6YY

Siga os artistas no Twitter:
@_poesia @bandavandaluz  @bandamacaxeira  @fungosfunk @bandaaniska