Se o dia 21 de novembro é o dia da televisão, o dia em que Pelé fez 8 dos 11 gols do Santos em cima do Botafogo de Ribeirão Preto em 1964, o dia do lançamento de hits como Love My Life e Bohemian Rhapsody do Queen há 35 anos atrás, e o aniversário do João Ricardo, metade gênio e metade compositor do Secos e Molhados, esse vigésimo primeiro de novembro é também o dia da saudação! Saudemos então a todos nesse domingo de muita música e cinema em praça pública!
A “Noite Independente nos Bairros” é a edição de novembro desse evento mais que consagrado do nosso Corrente Cultural. Neste mês em especial, formamos uma parceria com a organização municipal dos eventos de fim de ano, e intervirmos no chamado Natal Encantado, um evento de programação cultural e recreativa nos bairros da cidade.
No último domingo (21), o Corrente Cultural levantou o palco da “Noite Independente” no Conjunto Habitacional, bairro da Zona Sul poçoscaldense. Era o final de uma tarde que ainda se decidia entre o sol e as nuvens carregadas, e muitas pessoas se reuniam na Praça das Mães – uma praça que além de bonita e arborizada é muito bem freqüentada pelos moradores do bairro e suas crianças alegres que brincam entre balanços e passeios de bicicleta.
A primeira atração musical a subir no palco foi Fernanda Rossi, cantora e compositora de personalidade amistosa e cativante. Com um palco sutilmente decorado de elementos hinduístas, Fernanda, apresentou suas canções de autoria própria, além de versões da MPB já conhecidas, ao lado de convidados do rap e do reggae. O ponto alto do show foi a música que a compositora entoa um mantra, que além de completar o pôr-do-sol, dava as boas vindas a uma lua cheia e encantadora.
Imediatamente após o show, ao lado do palco, se iniciou a Mostra Audiovisual sobre temas sócio-ambientais. Uma mostra de curtas que repercutiu animação e debates discretos e individuais sobre os temas, que iam desde as diferenças sociais até o consumo consciente dos produtos.
A segunda participação da Noite foi Rodrigo Augusto, também cantor e compositor que divulgou seu primeiro CD lançado recentemente “Vivendo e Escrevendo”. Rodrigo cativou o público na noite que se adentrava, com melodias bem arranjadas e composições pop de um alto conteúdo musical. Os ventos que pareciam atrasar a mudança repentina do tempo, se intensificaram, comprometendo a emancipação do show. De uma forma branda e conquistadora, Rodrigo finalizou sua apresentação sob aplausos e uma lua mais que bonita.
Além de toda a musicalidade, a Noite contou ainda com exposição em varal de fotografias de Bárbara Salomão e Sandra Ribeiro e poemas de Victor Negri e Renan Moreira, que comporam todo o cenário das atividades dentro da praça.
A todos nós restou o sentimento de quero mais, de uma próxima Noite, que será atendida nesse domingo (28), com músicos do reggae e do pop. Leões de Sião e Tokinho fazem a Noite Independente nos Bairros no Parque Pinheiros, no próximo domingo, a partir das 17 horas.
Muito obrigado às pessoas que compareceram e viva a música independente que se descentraliza e ecoa nos bairros da cidade.
Clique aqui para ver todas as fotos em nosso álbum do Picasa.
Programação
#segunda
28/11 – Zona Leste – Parque Pinheiro
– Leões de Sião – 17hs
– Tokinho – 18hs
– Mostra de Audiovisual Independente – 19hs
#terceira
05/12 – Zona Oeste – Vila Cruz – Coreto
– Léo Domingues – 19hs
– Mostra de Audiovisual Independente – 20hs
– Havanna – 21hs
* horários sujeitos a alterações.