Saiba como foi o primeiro Workshop do Corrente Cultural


Foto: Paula Boller

Foto: Paula Boller

“Aspectos Básicos do Trabalho Autoral e Princípios de Produção”, este é o título do primeiro workshop promovido pelo coletivo Corrente Cultural em Poços de Caldas no último sábado. Talvez este termo não descreva tão bem o que realmente aconteceu em uma das salas da escola Criativa Idade. O termo correto seria “bate papo entre amigos e desconhecidos” ou “troca de experiências”. Não teria sido tão bacana se tivesse sido um workshop como os que costumam acontecer tradicionalmente.

Os assuntos abordados são importantíssimos pra quem é do meio independente e “corre com as próprias pernas” pra divulgar seu trabalho. Foram dadas alternativas desconhecidas por muitos presentes sobre como registrar sua obra para evitar possíveis transtornos futuros com plágio. Maneiras simples, mas que funcionam caso alguém deseje roubar o que você fez.

Outro assunto tratado foi o ECAD, órgão responsável pela fiscalização, arrecadação, e repasse dos direitos autorais ao artista. Foi falado sobre como, infelizmente, o sistema ainda é falho com relação às funções que deveriam ser desempenhadas. Também falamos sobre o direito autoral e direito conexo e como isso “é pago” ao artista.

Depois disso, entramos na parte técnica. Foi mostrado um modelo de contrato de prestação de serviços, onde cada cláusula foi explicada detalhadamente, tal como a importância deste documento para que tudo corra dentro dos conformes em um show musical. Rider Técnico, Input List, Mapa de Palco e Mapa de iluminação também foram explicados de forma clara e simples.

Foram ouvidas muitas opiniões e experiências vivenciadas por alguns dos presentes sobre os assuntos abordados, o que contribuiu e muito para o aumento do conhecimento de quem estava lá.

Muito em breve serão promovidos outros “bate-papos” como este, para que cada vez mais os artistas poços-caldenses estejam preparados para trabalhar de forma correta e profissional.