Resenha primeira Noite Independente Corrente Cultural


Foto: Paula Boller

Foto: Paula Boller

No dia 16 de março rolou a primeira Noite Independente de 2010, projeto do coletivo Corrente Cultural, que visa a criação de espaços na cena musical poçoscaldense para artistas de Poços e região. Em plena terça-feira(!), tivemos casa cheia para ouvir os trabalhos autorais da banda “Aniska!” e de “Tokinho & Poesia Concertante”, que mandaram muito bem nas suas apresentações e impressionaram o público que foi ao New York Pub. Bacana comentar que o NYP concentra uma boa parte dos músicos atuantes em Poços e tem dado um grande apoio cultural às ações do coletivo.

Tokinho, grande conhecedor e intérprete de MPB, foi o primeiro a se apresentar, acompanhado de Rafael Acerbi (Beatrice, Poesia Concertante). O repertório mostrou algumas de suas canções mais conhecidas (ouça no www.myspace.com/tokinhoacustico) e outras recém compostas que trazem belos e criativos arranjos. O duo optou por uma formação acústica (violões e gaita) para enfatizar o caráter intimista da sua música. Posso destacar a marcante “No Ritmo Certo” que foi cantada por boa parte da plateia. “Galera, foi show de bola pra mim, como músico participante do evento e como espectador! Fiquei extremamente feliz com a galera que compareceu! E o mais legal, as pessoas que não eram do coletivo entraram sabendo que seriam apresentadas músicas nunca antes ouvidas por eles”, diz o músico. Observação: no final da semana, Tokinho se apresentaria ao lado da cantora mineira, radicada em São Paulo, Roberta Campos (assista agora! http://ow.ly/1tW9X).

No intervalo, a conversa favorecida pelo ambiente familiar aos músicos rendeu e foram muitos os assuntos relacionados à produção independente da nossa cidade. Enquanto o Aniska! preparava o palco, as pessoas interagiam, conhecendo (e consumindo) os produtos da nossa “banquinha”, perguntando a respeito do coletivo, buscando respostas para questões como: de onde são essas bandas(?), como faço para conhecer mais o trabalho desse artista (?), ou, “não sabia que tinha tanta gente assim que curtia som próprio aqui em Poços”… Pois é. Tem bastante coisa legal acontecendo! O Corrente Cultural trabalha para achar formas de potencializar a divulgação da galera empenhada em compor, criar, experimentar e se profissionalizar como artista.

De repente, palco pronto, uma linha de frente de dar inveja, “Aniska!” começa seu show. O som desta banda, formada por Gustavo (voz), Matheus (baixo), Danilo Menezes (guitarra), Felipe (teclado, guitarra), Davi (bateria), Faustinho (trumpete) e Pininho (trombone) une o “ska”, ritmo recorrente desde o início da banda, ao hard-core e às influências originárias do rock”n”roll. Segundo Gustavo – Gus -, “nos dias anteriores a ansiedade era tanta! E essa ansiedade virou animação com o clima legal que se formou na noite! Tanto o público, como o pessoal da casa e do Coletivo tornaram essa experiência mais espetacular!”. Com letras em português, as músicas têm temática bem trabalhada, mesclando linhas expressivas de metais, peso na cozinha e jogos de vozes, como em “Truco” e “Uma Dose de Ska” (em www.myspace.com/bandaaniska).

O resultado superou as expectativas e pra nossa felicidade, a Noite Independente de Abril já está engatilhada, portanto, convidamos todos vocês a participarem dessa nova fase da música “made in” Poços de Caldas, conhecendo e prestigiando nossos artistas. Abraços. Pedrinho.